sexta-feira, 18 de setembro de 2009

SPA cerebral

Impossível manter a ansiedade sob controle depois de 9 meses de tratamento, estou ansiosa com o fim do mesmo (12 semanas yuupyyy) e por mais que eu declare minha fé e creia na cura sou humana e de vez em quando sinto-me um pouco "cambaleante" rsrsrsrs. Sou bastante ciente das dificuldades de tratamento do meu genótipo e a baixa porcentagem de R.S.V Resposta Sustentável do Vírus) ao tratamento.

Falando de uma forma mais simples... Algumas pesquisas acham que o sub-tipo 1b é ao que parece o mais agressivo dos Vírus, com uma predisposição maior de avançar para a cirrose, e respondendo menos a terapia com Interferon.

É comum recidivas nesse tipo de genótipo e apesar da fé e da esperança, essa é uma realidade que preciso enfrentar e estou tentando encarar isso com o mesmo bom humor com que encarei o tratamento até agora.

Creio que a vida (os problemas) deva ser encarada "de frente" e que todas as possibilidades devam ser avaliadas para evitar frustrações intensas e também um desgaste emocional desnecessário (digo desnecessário por ser ciente que "acidentes de percursos" podem ocorrer).

Acompanho muitas pessoas que passam pelo tratamento com a mesma resposta virológica negativa e depois desmoronam ao fazerem um novo PCR no fim do tratamento e descobrirem que o "bicho papão" voltou.

Não estou sendo negativa, apenas "realista" (mesmo crendo em um Deus de milagres). Não posso prever o futuro e estou tentando viver esse presente com os pés bem firmes no chão para não correr o risco de "escorregar".

É minha forma de autopreservação, vivo o presente, me alegro com as vitórias, mas jamais acreditei que a vida é um mar-de-rosas e que o mundo é Pink rsrsrs. A vida é um desafio constante e precisamos estar preparados para as adversidades também.

Apesar do grande otimismo sou um tanto quanto realista (ser realista e manter uma visão otimista parece dúbio, mas é possível alcançar essa perspectiva e ainda manter uma "mente saudável" rsrsrsrs).

Até certo ponto, ter medo é natural e saudável. Um dos fatores de sobrevivência da humanidade, desde a pré-história, foi o condicionamento a ter reflexos rápidos. Quem dormia no ponto, ficava para trás, morria de fome. Por uma questão de seleção natural, o homem lembra mais facilmente das coisas ruins. Ao ler uma notícia ruim, o normal é sentir algo desagradável. Essas sensações são interpretadas pelo cérebro antigo, o sistema límbico, da seguinte forma: se tenho essa sensação ruim, é porque isso é "perigoso". O fato entra então na memória emocional e fica registrado como algo perigoso que coloca a vida em risco.

O que não pode acontecer é ficarmos paralisados pelo medo e criando "fantasmas" emocionais.

Neste momento estou buscando equilíbrio entre a inteligência racional e a emocional (estou colocando meu cérebro em uma espécie de " SPA" rsrsrsrs).

O fim do tratamento e a R.S.V. é apenas uma etapa a ser vencida e encarando desta forma acredito que estou chegando ao fim de uma "etapa".

5 comentários:

  1. Sim, agora falta pouco!!!

    Querida, eu penso como você. E acho que foi por isso que, apesar de ter acreditado muito na cura durante os meus seis "intermináveis" meses de tratamento, que eu consegui lidar muito bem com o fato de não ter respondido a ele.

    O medo só prova que você, apesar de "doidinha", não é louca (rs). Continue tendo fé, porque suas chances são muito boas!

    Estou sumida do orkut, mas quero ver se passo essa semana por lá pra dar um "oi" pro pessoal.
    Beijinho!

    ResponderExcluir
  2. Aiii amiga, acho que depois do interferon eu passo em qualquer teste de "loucura" kkkkkk.
    Estou vivendo esse momento de ansiedade e tentando não criar expectativas que possam me trazer frustrações. Resumindo... estou vivendo um dia de "cada vez" rsrsrs.
    Apareça na comunidade querida. SEntimos tua falta lá.

    ResponderExcluir
  3. Dri...realmente, vivendo um dia de cada vez, vamos assimilando muitas coisas, aprendendo sobre outras e como administara melhor a doença.
    um grande abraço!!
    O tempo passará depressa, vai ver...

    ResponderExcluir
  4. oi nao sou nem um pouco boa nesse negocio de internete meu negocio é cara crachá, mais confesso é uma boa, falar com pessoas de tao longem kkkkkk!

    ResponderExcluir
  5. olá dri atualmente porto o virus do hcv e nâo sei nada, sou do acre copiou rsrsrs bem perto.gostaria que me ajudase escrarecendo-me algo sobre a mesma. nâo tenha pena, e, sim escrecimento kkkkk,tô perdida hem!

    ResponderExcluir

Obaaa. Quer deixar um comentário?? Sinta-se à vontade.